segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Em busca da minhoca perfeita

Depois de algumas buscas na internet, encontrei um projeto chamado Minhocasa. Desenvolvido pela OnG Coopera, de Brasília, a partir de uma experiência australiana, promete a compostagem caseira sem complicação, sem mau cheiro e com excelentes resultados.

Me pareceu interessante. Trata-se de um sistema fechado, composto por três caixas plásticas empilhadas. No compartimento do meio, uma colônia de minhocas de duas espécies -vermelha da Califórnia e gigante africana- se alimenta de sobras de alimentos, folhas secas e papel, convertendo-os em dois tipos de adubo: húmus e um biofertilizante líquido.

Tem um vídeo no YouTube que explica direitinho.....Se interessar é só acessar o link abaixo:

www.youtube.com/watch?v=_p4n0N_J7QU

Mandei um e-mail pedindo orçamento para entrega do kit na minha casa. Enquanto isso, pesquiso um pouco mais...

4 comentários:

  1. Lili, acabei de voltar de uma palestra sobre compostagem e minhocário. Aqui em LA tem um programa subsidiado pela departamento de saneamento que ensina como fazer a compostagem caseira. Depois de 30 minutos de palestra nós cidadãos em busca de um mundo mais verde e uma vida mais charmosa, podemos comprar esses kites por um preço também subsidiado pela prefeitura.
    Estava precisando de mais uma composteira e acabei comprando também um minhocário em parceria com a minha vizinha. A decisão de compprar em parceria foi porque se não tem comida suficiente para as minhocas elas começam a sair da caixa a procura de comida. Como eu viajo muito resolvemos dividir a responsabilidade do minhocário. E assim não correr o risco das minhocas se espalharem pela cozinha.
    Na verdade o minhocário que compramos é simplesmente uma caixa de plástico com alguns furos para entrar ar. Podemos deixar a caixa debaixo da pia da cozinha mesmo ou na garagem, pois elas gostam de escuridão e silêncio. Essa caixa não tem divisão como o minhocário que você sugeriu, é muito mais simples. Cada vez que você alimenta as minhocas, a comida vai num canto diferente da caixa e assim as minhocas se movimentam. O líquido poderoso penetra no jornal que está forrando o fundo da caixa, este será picado e misturado na terra para alimentar as plantas.
    Ainda não arrumei as minhocas, mas assim que começar o processo eu te conto. É realmente incrível que qualquer um pode produzir o adubo mais poderoso debaixo da pia da cozinha. Que aliás, esse adubo poderoso, nada mais é do que xixi de minhoca!!!
    Estou adorando trocar essas idéias com você.
    Hoje em dia não admito um pedacinho de fruta ou verdura no lixo comum. Essa brincadeira vira um hábito, depois vira um vício, eu estou começando a virar uma guerrilheira verde. Ir jantar na casa de amigos e vê-los descartando restos de frutas e verduras no lixo comum, dá vontade de encher uma sacolinha e trazer tudo pra minha composteira...
    bjs
    Rex

    ResponderExcluir
  2. Rex e Lili, pois por aqui, a notícia da minha composteira mambembe e sem minhocas se espalho e as vizinhas começam a trazer as sobrinhas delas pra mim. Daqui a pouco precisarei de mais uma, como a Rex. Mas por hora tá dando, pois o volume vai se reduzinho conforme o composto matura. Mas ainda sou aprendiz de composteira. Preciso de mais dicas da composteira mor sediada em LA. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Regina, você tem blog? Cliquei no perfil e dá que não tenho acesso a ele. Você tem alguma foto da tua vermicomposteira?

    ResponderExcluir
  4. Silvia,
    Não tenho blog, só troco idéias e comentários nos blogs da Ligia e Taís. Eu prometi fotos da minhoqueira mas ainda não me envolvi no processo o suficiente. Mas prometo que vou postar aqui assim que sobrar um tempinho...quem sabe até faço um vídeo já que esse assunto atraiu tantos comentários.
    bjs
    Regina

    ResponderExcluir