sexta-feira, 7 de agosto de 2009

What does it mean, Mr. Kowalski??


Não resisti a comparação. Vejam a diferença de expressão ( e atitude, claro) entre Walt Kowalski (Clint Eastwood em Gran Torino) e Mathiás (Vincent Kassel em A Deriva) nas fotos publicadas aqui. Não gastei meu suado dinherinho pra ver no cinema ao aclamado hollywoodiano. Mas como o DVD estava em casa dando sopa, resolvi assistir ontem a noite. E fiquei bem (mal) impressionada com as soluções fáceis do roteiro. Até Sid Field (um dos mentores da formula americana de se fazer roteiros previsíveis) deve ter se irritado. Mas o que mais me incomodou mesmo foi a caracterização do protagonista.
Quer dizer que prá fazer do pobre (sob todos os aspectos...) Thao um homem é preciso ensiná-lo a xingar o barbeiro italiano, chamá-lo de maricas o tempo todo e dar umas ferramentas na mão dele prá fazer trabalho pesado?
Quanta baboseira....Meu marido (que viu o filme no avião durante uma viagem internacional)entrou no quarto e perguntou se eu estava gostando. Disse apenas: Ahã. Claro, tenho que me esforçar e aprender a ver outras coisas além de Heitor Dhalia, Eric Rhomer, Ang Lee, Amos Gitai, karim Ainoz.....E ele foi logo avisando: É um filme bem masculino...
Gosto do universo masculino, mas esse filme não honra o gênero. Pelo contrário.
Na minha modesta opinião é apenas um manual de como NÃO tratar seus filhos, amigos, netos, vizinhos, o padre e quem quer que esteja oa seu lado.
Ufa, desabafei! Agora vou correndo na locadora devolver o DVD antes que tenha que pagar mais uma diária!

2 comentários:

  1. Lilica, adorei o serviço de utilidade cinematográfica. Não vou gastar meus tostões com essa testosterona. hahahahah
    bjs
    Silke

    ResponderExcluir
  2. Ligia,

    Como sempre senti um pouco de preconceito com o cinema americano, mas tudo bem, nós temos outras coisas que gostamos com a mesma intensidade...

    Bjs

    ResponderExcluir